A pré-poda é o nome do processo mecânico de corte das varas da videira nos meses após a vindima e imediatamente antes da poda manual.
Após a vindima, no inverno, as varas têm que ser cortadas de forma a controlar a produção da videira. A pré-poda atua num estágio inicial, cortando as varas na sua maioria, de forma a preparar a vinha para a poda manual, que desta forma se torna mais rápida e rentável com uma redução dos custos superior a 30%.
A tarefa de maior custo na poda manual é remover as varas do arame. Com a pré-poda, todas as varas são cortadas e soltas dos arames superiores deixando apenas 20-30cm para que a poda seja uma tarefa focada no número de olhos, fácil e rápida!
Ao reduzir consideravelmente o tempo da poda, permite realizar essa operação num espaço de tempo mais oportuno, evitando dias com chuva que podem criar as condições necessárias ao desenvolvimento de fungos e potenciar o aparecimento de diversas doenças do lenho.
...
Uma pré-poda garante a possibilidade de deixar para mais tarde a poda com muitas vantagens como o retardar do abrolhamento e evitar possíveis danos com geadas tardias na primavera.
Pré-podadoras que se adaptam às suas necessidades. As pré-podadoras Pellenc DISCO oferecem um trabalho de qualidade. Podem ser usadas em todos os tipos de terrenos, mesmo em terrenos difíceis. A pré-podadora Pellenc VISIO é potente e muito rápida, proporcionando uma melhor qualidade de corte, mesmo em vegetação densa.